Acessos em tempo real

sábado, 16 de junho de 2012

Novidade científica nas Lâmpadas de LED.


Estudo com lâmpadas de LED parece contradizer as Leis da Termodinâmica

Capazes de transmitir mais energia do que a consumida, os dispositivos apresentam uma eficiência superior a 100%.

Por Maria Luciana Rincon Y Tamanini em 8 de Março de 2012



(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)


De acordo com a primeira Lei da Termodinâmica, que trata do princípio da Conservação da Energia, “a variação de energia interna de um sistema é igual à diferença entre o calor trocado com o meio externo e o trabalho por ele realizado durante uma transformação”.

Entretanto, um grupo de físicos do MIT apresentou um estudo onde demonstram, pela primeira vez, que uma lâmpada de LED é capaz de emitir mais potência (luz) do que a energia que ela consome. Durante os testes, eles conseguiram que o dispositivo produzisse 69 picowatts de energia consumindo apenas 30 pW, ou seja, ele apresentaram uma eficiência de 230%.

Como?

Os cientistas descobriram que, ao diminuir a tensão pela metade, o consumo de energia da lâmpada foi quatro vezes menor, enquanto que a luz emitida foi proporcional à tensão, ou seja, resultou duas vezes mais alta que o consumo.

Isso pode ser aplicado a qualquer lâmpada de LED e significa que, quanto menos energia é enviada ao dispositivo, mais eficiente se torna a sua produção de luz. Além disso, se a quantidade de energia é suficientemente reduzida, é possível alcançar uma eficiência superior a 100%.

As Leis da Termodinâmica já eram?

Para que fosse possível conseguir esse resultado, os cientistas aproveitaram as pequenas quantidades de calor produzidas pelas lâmpadas para gerar mais energia do que a consumida.

Em outras palavras, ao observarmos o sistema como um todo — e não apenas a energia que entra e sai —, o que realmente acontece é que, quando a lâmpada se torna mais do que 100% eficiente, ela começa a se resfriar, indicando que, na verdade, ela está roubando energia — na forma de calor — de seu próprio ambiente para convertê-la em luz emitida.


Fonte: http://www.tecmundo.com.br/mega-curioso/20421-estudo-com-lampadas-de-led-parece-contradizer-as-leis-da-termodinamica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário