Acessos em tempo real

segunda-feira, 25 de junho de 2012

As Olimpíadas da Física estão chegando !


A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) abre inscrições até o dia 12 de maio para as escolas de ensino fundamental e médio da rede pública no site do evento

A prova da 1ª fase (nas escolas) está marcada para o dia 28 de agosto de 2012.

Este 2012, O OBFEP acontecerá  em todo o Brasil. Esse programa que em 2010 aconteceu em caráter de Projeto Piloto nos estados de BA, GO, PI e SP e em 2011 nesses estados mais MA e MT é, tornou-se a partir deste ano, um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Destinado ao ensino médio e ao último ano do ensino fundamental a OBFEP conta com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e o apoio do Ministério de Educação (MEC).

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas visa valorizar a escola pública, melhorar o ensino e estudo das ciências e propiciar ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular. A OBFEP - de um ponto de vista mais geral - insere-se no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes; visa-se, assim, o uso das ciências para compreensão da realidade dos alunos com a realização de atividades que estimulem sua criatividade, podendo-se citar como objetivos gerais: a)  Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em ciências na educação básica; b)  Promover maior inclusão social por meio da difusão da ciência; c)  Ampliar o uso das tecnologias da informação e da comunicação com fins educacionais; d)  Ampliar canais de colaboração entre universidades, institutos de pesquisa, sociedades científicas e escola públicas; e)  Fomentar a integração entre escola e comunidade.

A OBFEP 2012 terá duas fases: a primeira que acontecerá no dia 28 de agosto (terça-feira)  nas escolas e será teórica e objetiva; a segunda fase ocorrerá em 10 de novembro (sábado) e será discursiva, terá uma parte teórica e uma parte prática e será aplicada  nos  Centros de Aplicação. Em cada fase a prova será específica para a série que o aluno estiver cursando no ano de 2012,  havendo três níveis:

Nível A: para estudantes que estiverem cursando  em 2012  o 9º ano do Ensino Fundamental;
Nível B: para estudantes que estiverem cursando em 2012  as 1ª e 2ª séries do Ensino Médio;
Nível C: para estudantes que estiverem cursando em 2012 a. 3ª série do Ensino Médio.


Fonte : www.obfep.org.br

2 comentários:

  1. Parabéns! As atividades desenvolvidas por você são
    excelentes, gostei muito. Percebe-se seu comprometimento e preocupação em deixar seus alunos bem informados. Continue assim, precisamos de professores como você.

    Elisângela Repolës.

    ResponderExcluir