Acessos em tempo real

sábado, 16 de junho de 2012

Inscrições e dicas no ENEM 2012.

MEC registrou 6,4 milhões de inscrições, Minas Gerais teve 723.644 inscrições.









Especialista dá dicas para ir bem no Enem

Ter motivação, criar estratégias de estudo e investir na interpretação podem garantir bons resultados no exame
Estudantes precisam de organização na hora de estudar para o Enem / Arquivo/ABrEstudantes precisam de organização na hora de estudar para o EnemArquivo/ABr

O Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) será realizado entre os dias 3 e 4 de novembro deste ano. Aparentemente ainda há bastante tempo para estudar, mas segundo a gerente de conteúdo do portal Universia Brasil, Alexsandra Bentemuller, já está mais que na hora de começar a se preparar para ir bem no teste.


“É importante ter motivação e traçar objetivos bem claros desde já para realizar a prova”, afirma. Segundo ela, muitos estudantes não param para ler e entender bem edital (que já foi divulgado; clique e veja) e quando chega a hora da aplicação do teste acabam não rendendo o que podem.


As inscrições para o Enem também já foram abertas. Segundo dados do MEC (Ministério da Educação), nos dois primeiros dias já havia . Alexsandra explica, porém, que antes de sair correndo para estudar, o aluno precisa de organização. Há cinco dicas importantes para que o estudante chegue em novembro preparado e, consequentemente, vá bem no Enem:

Motivação: o estudante deve estar motivado para se aprimorar, estudar e ler muito jornal para estar antenado;

Objetivos claros: antes dos estudos, o jovem também precisa deixar bem claro os motivos pelos quais está fazendo o teste – se ele quer usar o Enem para entrar em uma universidade, se é apenas um treino para os vestibulares, entre outros.

Estratégias de estudo: o ideal é que ele procure saber o que é mais relevante na nota, as matérias que possui mais dificuldade e separe bem o tempo para cada uma delas.

Exemplo: segundo pesquisa do portal Universia, entre os conteúdos da disciplina de Matemática que caíram na prova entre os anos de 1998 e 2011, geometria foi o assunto mais pedido nas questões. Em seguida ficou cálculo simples, seguido de interpretação, porcentagem, probabilidade e equações e problemas, na última posição.

Estar atualizado e bem informado também é de extrema importância, segundo a especialista.  “O Enem faz vínculos entre o que acontece na sociedade e suas perguntas. Portanto, o adolescente precisa saber o que está acontecendo no mundo”, explica Alexsandra.

- É preciso que o estudante leia com frequência para conseguir interpretar o exame. “80% da prova exige boa interpretação do aluno”, alerta a especialista. Segundo ela, o hábito da leitura também ajuda a ter argumentos e bagagem cultural para escrever uma boa redação. 

Fonte : www.band.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário