Acessos em tempo real

sábado, 23 de junho de 2012

Choque elétrico - Primeiros socorros.


Choque elétrico
É a passagem de corrente elétrica pelo nosso corpo.

Para que isso ocorra é necessário que tenhamos contato com uma fonte de energia elétrica (porta de entrada),e um lugar que permita contato com a terra (porta de saída).
Conforme já vimos , a queimadura é uma das lesões provocadas pelo choque elétrico.
Existe porém, outro efeito também gravíssimo que é provocar arritmias e paradas cardíacas.
A gravidade dos efeitos vai
depender de alguns fatores:

 da intensidade ou "amperagem" da descarga elétrica; do tempo em que a vítima ficou exposta a ela; da "resistência" do corpo da vítima. do trajeto pelo corpo.
O coração possui uma área (nó sinusal) que emite pequenos sinais elétricos rítmicos fazendo-o contrair-se numa sequência lógica.
Uma corrente elétrica externa com trajeto passando pelo coração pode sobrepô-la em potência causando uma fibrilação ou parada cardíaca.

O que fazer ?
 PRIMEIRO SUA SEGURANÇA !!!
se a vítima estiver em contato com a fonte de energia,a primeira coisa a fazer é desligar a fonte.
 se você não tiver como desligar a fonte, tente empurrar a pessoa para longe usando um material isolante (por exemplo, um cabo de vassoura). procure pôr-se de pé sobre um material isolante, como um jornal dobrado e seco depois, verifique os sinais vitais. se necessário aplique a RCP. Procure auxílio médico.
Fonte : www.drsergio.com.br/primeirossocorros

2 comentários:

  1. Olá Marcelo.

    Achei seu blog super legal. Quero parabenizá-lo, pois percebe-se que você é um professor que busca variar suas aulas e tem compromisso com seus alunos. Continue assim.

    Patrícia Linhares.

    ResponderExcluir