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terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Energia na vida humana.

Energia na vida humana (Usos sociais da energia)














Resumo do vídeo: Pergunta-se a um grupo de alunos a sua definição de energia para em seguida apresentar-se o conceito de energia segundo o dicionário Aurélio. Destaca-se que o termo energia utilizado na Física nem sempre coincide com aqueles utilizados na linguagem comum. Logo em seguida são apresentadas situações em que o termo energia é usado corretamente, de acordo com o conceito da ciência. É introduzido o conceito de energia na Física dizendo que “a energia representa a capacidade de realizar trabalho”. Isto constitui, pelo menos, um modo de começar o estudo de energia. Destaca-se que na Física utilizamos ainda outros conceitos relacionados à energia que têm diferentes sentidos na linguagem comum e nas ciências, como os termos: célula, força, trabalho, potência, calor, energia. Mostram-se cenas com diversas situações cotidianas em que o uso da energia tornou-se indispensável ao funcionamento da vida social, e como o seu uso evoluiu com o passar do tempo. Destaca-se a relação das diversas fontes de energia com o desenvolvimento econômico, tecnológico e à qualidade de vida das pessoas.
O vídeo mostra que entre os diversos tipos e fontes de energia muitas oferecem riscos à saúde e ao meio ambiente.
A matriz energética brasileira é apresentada através de um quadro comparativo entre as principais fontes de energia ofertadas no país. O vídeo mostra as opiniões dos físicos José Goldemberg e Rogério Cerqueira Leite que classificam as fontes de energia com relação aos problemas ambientais e ameaças de riscos a seres humanos. Indicam-se os setores nos quais se encontram distribuídos o consumo de energia de uma nação e são apresentadas as ofertas de energia no Brasil e no mundo para atender este consumo. Destaca-se o Brasil como um dos paises com maior investimento na produção de fontes de energia renovável. Coloca-se em dúvida se o país possui recursos naturais capazes de gerar fontes de energia que acompanhem o seu crescimento. No final do vídeo são mostradas cenas de conferências e acordos internacionais que tratam sobre o desenvolvimento sustentado, ecologia e meio ambiente, relacionados à produção e uso de energia na Terra.

Pré-teste
1. O que é energia?
2. Escreva uma frase para cada uma das seguintes palavras:
a) célula, b) força, c) trabalho, d) potência, e) calor, f) energia.
3. Cite os diversos tipos de energia que estão presentes ao longo de um determinado dia qualquer da sua vida.
4. Descreva aspectos positivos e negativos do uso das diversas fontes de energia em nossa sociedade.
5. Quais as fontes de energia que mais e que menos poluem o meio ambiente?
6. O que você tem feito para melhorar a qualidade de vida em nosso planeta?



Pós-teste
1. De acordo com o conceito científico de energia, a frase que apresenta o uso correto do termo energia é:
A) A mãe repreendeu o filho com energia.
B) Algumas pessoas irradiam energia positiva.
C) Hoje acordei com muita energia para o trabalho.
D) O automóvel possuía muita energia ao colidir com o poste.

2. Dentro da matriz energética brasileira a principal fonte de energia é:
A) O petróleo e seus derivados.
B) A hidráulica e a eletricidade.
C) A lenha e o carvão vegetal.
D) Os produtos da cana de açúcar.

3. Segundo os físicos José Goldemberg ou Rogério Cerqueira Leite:
A) Existem fontes energéticas poluentes e não poluentes.
B) Todas as fontes de energia apresentam algum tipo de poluição.
C) Todas as fontes de energia apresentam o mesmo grau de poluição.
D) As fontes de energia como o petróleo e seus derivados são menos poluentes.

4. O gráfico seguinte mostra a participação das fontes energéticas na oferta da energia interna no Brasil, para o ano de 2005.
Com base no vídeo e nas informações do gráfico podemos concluir que:
A) A maior oferta de energia no Brasil provém de fontes renováveis.
B) A maior oferta de energia no mundo provém de fontes renováveis.
C) A oferta de energia renovável no mundo é maior do que a do Brasil.
D) Cerca de 45% da energia ofertada no Brasil vem fontes renováveis.

5. Nos países desenvolvidos o aumento do consumo de energia per capita está diretamente ligado à redução de fatores tais como:
A) Analfabetismo, fertilidade total e mortalidade infantil.
B) Obesidade, longevidade e sedentarismo.
C) Doenças, corrupção e violência.
D) Desnutrição, desemprego, taxa de natalidade

Fonte : http://crv.educacao.mg.gov.br/

2 comentários:

  1. Gostei do DVD e do conteúdo do texto, muito bem elaborado o resumo, sobre várias modalidades de energia, tanto na linguagem comum, tanto no conceito da Física.
    Parabéns Professor Geraldo Marcelo!

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