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sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Atividades para o 1°Ano - Introdução á Física.


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FÍSICA
 Introdução
            É a ciência que estuda os fenômenos que ocorrem na natureza.


            1 - NOTAÇÃO CIENTÍFICA

            Para manipular os números, que têm grandes quantidades de zeros, os cientistas utilizam a Notação Científica, fazendo uso da potência de dez.
            A regra é a seguinte:
            “Qualquer número real g pode ser escrito como o produto de um número a, cujo módulo está entre 1 e 10, por outro, que é uma potência de 10, com expoente inteiro   (10n )
g = a. 10         1 £ / a / < 10

Exemplos:
a) 20000 = 2. 104
b) 5.300.000 = 5,3.106
c) 0,000.000.24 = 2,4.10-7
d) 780 = 7,80.102
e) 822 = 8,22.102
f ) 0,00001 = 1,0.10-5

Exercícios:

1 - Coloque os números seguintes em forma de notação científica:

a) 24.500 =
b) 78000.000 =
c) 3478000 =
d) 0,0005667 =
e) 0,0085 =
f) 3000000 =
g) 0,450 =
h) 0,000525 =
i) 345,65 =
j) 7500,3 =
k) 120000,7 =
2 - Quais dos números a seguir estão escritos em notação científica?
a) 5,4                 b) 10.105             c) 4.10-6
d) 0,005             e) 4.10                 f) 0,23.105
g) 2.108              h) 65.10-3             i) 9,5.10-3

3 - O raio médio da Terra é cerca de 6.370.000 m. Escreva esse número em notação científica.


            2 - ORDEM DE GRANDEZA

            A ordem de grandeza é a potência de 10, de expoente inteiro, que mais se aproxima do módulo da medida da grandeza analisada.
10n < / g / < 10n+1
            Para obter a ordem de grandeza de um número devemos, inicialmente escrevê-lo em notação científica.
            Para decidir se a ordem de grandeza é 10n ou 10n+1 , devemos comparar o número a com o valor 5.

/ a / £ 5,5   =   ordem de grandeza 10n
/ a / > 5,5   =   ordem de grandeza 10n+1

Exemplos:
a) 7500 = 7,5.103  = OG = 103
b) 2,5.106 = OG = 106
c) 5,8.104 = OG = 104+1 = 105
d) 0,00087 = 8,7.10-4 = OG = 10-4+1 = 10-3

Exercícios:

1 - Determine a ordem de grandeza dos números:
a) 0,000.007 =                                                                                                    g) 0,032.104
b) 4.000.000.000 =                       
c) 0,125 =                                                                                                          i ) 1.200.000.000
d) 345000 =
e) 68000000 =

2 - Um foguete se deslocou, percorrendo, em média, 40.000 km/h. Qual foi a ordem de grandeza do deslocamento, em quilômetros, realizado pelo foguete durante 9 h?



3 - Um elevador tem capacidade máxima para 8 pessoas. Supondo cada pessoa com 80 kg, em média, determine a ordem de grandeza, em quilogramas, que o elevador pode transportar.          

           


3 - MEDIDAS DE GRANDEZAS

            Para medir qualquer grandeza precisamos compará-la com outra de mesma espécie, tomada como padrão.
            As unidades padrões de comprimento, massa e tempo, no Sistema Internacional de Unidades ( S.I. ), são:

Sistema Internacional de Medida
Grandeza

Unidade

Símbolo
Comprimento
metro
m
Massa
quilograma
kg
tempo
segundo
s



II - CINEMÁTICA

       É a parte da mecânica que estuda os movimentos sem se referir às causas produtoras.
1 - MÓVEL - é todo corpo em movimento.
2 - TRAJETÓRIA - é o caminho descrito pelo móvel.
3 - POSIÇÃO - é a localização do móvel numa trajetória.
4 - REFERENCIAL - é qualquer corpo que serve como referência, para se definir a posição de um dado corpo.
5 - MOVIMENTO - um corpo está em movimento, quando sua posição varia no espaço, com o decorrer do tempo, relativamente a um dado referencial.
6 - REPOUSO - um corpo está em repouso se sua posição permanece a mesma, no decorrer do tempo, relativamente a um dado referencial.
7 - ESPAÇO - é a diferença algébrica entre duas posições de onde se encontra o móvel. O espaço é indicado pela letra (S).         
8 - DESLOCAMENTO
Se So é o espaço de um móvel num certo instante to e S é o espaço no instante posterior t, chama-se Deslocamento escalar ou simplesmente Deslocamento, a seguinte diferença:
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Exercícios:
1 - Se um carro vai do km120 ao km 270, então seu deslocamento é = ____________
2 - Se um carro vai do km240 ao km 80, então seu deslocamento é = ____________
3 - Se você anda 50m e logo em seguida, retorna 20m pelo mesmo caminho, determine:
a) o deslocamento na ida
b) o deslocamento no retorno
c) o deslocamento total
d) o espaço total percorrido
4 – Um móvel percorre 350 metros e logo em seguida retorna 80 metros pelo mesmo caminho, determine:
a) o deslocamento na ida
b) o deslocamento no retorno
c) o deslocamento total
d) o espaço total percorrido
5 – Considere que um móvel desloque 250 km em linha reta e logo em seguida retorna 250 km  pelo mesmo caminho. Determine:
a) deslocamento total,
b) o espaço total percorrido o
.

9 - VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA
            Se So e S são os espaços de um móvel nos instantes to  e t; a velocidade média ( cujo o símbolo é Vm ) entre to e t é definida por:

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       Obs: quando DS > 0 , o movimento é dito progressivo
          quando DS < 0 , o movimento é dito retrógrado

Unidades de velocidade.
Relação entre as unidades de velocidade.
            
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 Exercícios:
1 - Um automóvel passa pelo marco quilométrico 50 no instante em que o relógio marca 7h, e às 11h passa pelo marco quilométrico 210. Determine:
a) o deslocamento nesse intervalo de tempo.

b) a velocidade média no mesmo intervalo de tempo.

2 – Um móvel passa pela posição km 100 no instante to = 4h, e no instante t = 9h passa pela posição km 300. Determine a velocidade média (km/h ) do móvel.

3 – Um trem percorre uma distância de 360 km em 5 horas. Determine sua velocidade escalar média em m/s.

4 - Um móvel percorre uma distância de 1200 metros em 4 minutos. Qual sua velocidade escalar média em m/s?

5 - Uma partícula percorre 30 metros com velocidade escalar média de 36 km/h. Em quanto tempo faz este percurso?

6 - Um trem de comprimento 200m gasta 20s para atravessar um túnel de comprimento 400m. Determine a velocidade escalar média do trem.

7 – Um trem com velocidade escalar média de 72 km/h leva 1 min para atravessar um túnel de 800 m de comprimento. Qual o comprimento do trem?

8 – Um ciclista percorre uma pista com velocidade de 36 km/h. A velocidade do ciclista em m/s é:

a) 36                         b) 20                  c) 12                 d) 10                                  e) 6

9 – Qual é a velocidade média, em km/h, de uma pessoa que percorre, a pé, 1200 m em 20 min?

a) 4,8                       b) 3,6                 c) 2,7                d) 2,1                 e) 1,2

10 – Um móvel passa pelo espaço S1 = 20 m no instante t1 = 5s, e pelo espaço  S2 = 60 m no instante t2 = 10s. Quais são, respectivamente, os valores do deslocamento e da velocidade média entre os instantes t1 e t2 ?

a) 40m e 8m/s    b) 60m e 10m/s     c) 60m e 12m/s     d) 40m e 14m/s     e) 50m e 16m/s

11 – Um ônibus faz o trajeto entre duas cidades em duas etapas: na primeira efetua um deslocamento de 120 km a 60 km/h, na segunda, um deslocamento de 250 km em 3h. Qual a velocidade escalar média do veículo em todo o trajeto?

12 – Um trem de 100 m de comprimento leva 30s para atravessar um túnel de 0,5 km. Qual a velocidade escalar média do trem, em m/s ?


13 – Uma moto leva 2 min para atravessar uma ponte com velocidade escalar média de 72 km/h. Determine o comprimento da ponte.


14 – Um ônibus faz o trajeto entre duas cidades em duas etapas. Na primeira, percorre uma distância de 150 km em 90 min. Na segunda, percorre 220 km em 150 min. A velocidade média do ônibus durante toda a viagem é de:

a) 1,6 km/h               b) 64 km/h          c) 92,5 km/h         d) 94 km/h                e) 185 km/h

15 – Um veículo percorre 100 m de uma trajetória retilínea com velocidade escalar constante de 25 m/s, e os 300 m seguintes com velocidade constante igual a 50 m/s. A velocidade média durante o trajeto todo é  de:

a) 37,5 m/s              b) 40 m/s                c) 53,3 m/s            d) 75 m/s         e) 50 m/s

10 - ACELERAÇÃO ESCALAR MÉDIA
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Exercícios:
1 - O anúncio de um certo tipo de automóvel, menciona que o veículo; partindo do repouso, atinge a velocidade de 108 km/h em 5 segundos. Qual a aceleração escalar média desse automóvel?

2 - Partindo do repouso, um avião percorre a pista e atinge a velocidade de 360 km/h em 25 segundos. Qual o valor da aceleração escalar média no referido intervalo de tempo?

3 - Determine o instante em que um avião partindo do repouso com aceleração escalar de 5 m/s2 , atinge a velocidade de 20 m/s.

4 - Determine o instante em que um carro, partindo do repouso com aceleração escalar de 10 m/s2,  atinge a velocidade de 108 km/h.

5 - Um móvel está com velocidade de 40 m/s, quando se inicia a contagem dos tempos. Sabendo que 5s depois sua velocidade passa a 30 m/s, e supondo o movimento variado, determine a aceleração escalar média do móvel.


6 - Um móvel está com velocidade de 10 m/s, quando se inicia a contagem dos tempos. Determine a velocidade do móvel, 5s depois, sabendo que sua aceleração escalar é constante e de    2 m/s2 .

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