Acessos em tempo real

quinta-feira, 12 de abril de 2012

CONSTRUINDO UM GLOSSÁRIO

Glossário

Acesso Dedicado-Forma de acesso à Internet no qual o computador fica conectado permanentemente com a rede. Normalmente, o acesso dedicado é utilizado por empresas que vendem acesso e serviços aos usuários finais. Empresas de grande porte também estão conectando suas redes internas de forma dedicada à Internet. Além disso, todos os servidores encontrados na rede, como Web sites e servidores de FTP, mantém uma ligação permanente para que os usuários possam acessá-los a qualquer momento. Nesse tipo de ligação, o computador recebe um endereço único pelo qual pode ser localizado.

Backbone - Espinha dorsal das grandes redes de comunicação na Internet. Normalmente são conexões de alta-velocidade que interconectam redes regionais.
Criptografar (encriptar)-Criptografar um arquivo significa convertê-lo num código secreto, para que as informações nele contidas não possam ser utilizadas ou lidas até serem decodificadas.
Download "Descarregar para baixo". Fazer o download de um programa ou arquivo é "baixar" esse programa ou arquivo da Internet para o seu computador. A expressão pode ser aplicada para cópia de arquivos em servidores de FTP, imagens tiradas direto da tela do navegador e quando as mensagens são trazidas para o computador do usuário. Também fala-se em download quando, durante o acesso a uma página de Web, os arquivos estão sendo transmitidos. Não existe tradução razoável para o termo, mas no jargão da computação costuma-se falar em "baixar" um arquivo.
Emoticons - carinhas com símbolos usados na Internet para expressar felicidade, tristeza e outros sentimentos.
  • :-) Cara básica. Significa a intenção bem-humorada do autor.
  • ;-) Piscada de olho. O usuário fez um comentário sarcástico.
  • :-( Cara de insatisfação. O usuário não gostou de um comentário, e fica triste.
  • :-() Cara de Surpresa e espanto.
  • :-I Indiferença, não-compreensão.
FAQ - Abreviação para Frequently Asked Questions (questões freqüentemente perguntadas). Arquivo de perguntas e respostas básicas sobre determinado assunto. Faz parte do bom comportamento do cidadão da rede ler a FAQ do grupo antes de fazer uma pergunta. A função da FAQ é justamente reunir informação básica sobre um assunto para que a cada novo usuário que chegue em um grupo não repita perguntas já respondidas anteriormente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário