A OBFEP visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular.
A OBFEP de um ponto de vista mais geral, se insere no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes.
Visa-se, assim, com a OBFEP, o uso das ciências para compreensão da realidade dos alunos com a realização de atividades que estimulem sua criatividade, podendo-se citar como objetivos gerais:
a) Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em ciências na educação básica;
b) Promover maior inclusão social por meio da difusão da ciência;
c) Ampliar o uso das tecnologias da informação e da comunicação com fins educacionais;
d) Ampliar canais de colaboração entre universidades, institutos de pesquisa, sociedades científicas e escola públicas;
e) Fomentar a integração entre escola e comunidade.
a) Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em ciências na educação básica;
b) Promover maior inclusão social por meio da difusão da ciência;
c) Ampliar o uso das tecnologias da informação e da comunicação com fins educacionais;
d) Ampliar canais de colaboração entre universidades, institutos de pesquisa, sociedades científicas e escola públicas;
e) Fomentar a integração entre escola e comunidade.
A Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável pela realização da OBFEP, tem sede na Cidade Universitária da USP em S. Paulo sendo uma sociedade sem fins lucrativos que congrega os físicos brasileiros e tem entre suas finalidades criar condições que propiciem o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país.
PROGRAMA OFICIAL PARA AS PROVAS
Os estudantes deverão conhecer e utilizar, preferencialmente, as unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI) com seus múltiplos e submúltiplos. Poderão ser incluídas questões sobre assuntos que não constam do programa básico mas, quando o forem, conterão informações suficientes para sua resolução.Nível A: Estudantes do 9º ano do Ensino FundamentalA – Fundamentos matemáticos necessários
- Álgebra fundamental (inclui resolução de equações do 1o e 2º graus);
- Geometria plana (calculo de área);
- Noções de geometria espacial (cálculo de volume).
B– Noções básicas de Gravitação
- Movimentos de rotação e translação;
- Estações do ano;
- Fases lunares;
- Eclipses.
C – Conceitos básicos de Cinemática
- Movimento uniforme (equação horária);
- Movimento uniformemente variado (equação horária).
D – Leis de Newton
- Conceito de massa;
- 2ª e 3ª leis.
E – Conceito de Energia
- Formas de energia;
- Conservação da energia;
- Calor e Temperatura;
- Escalas termométricas.
F – Medidas de Tempo, Espaço e TemperaturaNível B: Estudantes das 1a e 2a séries do Ensino MédioA – Mecânica Clássica
- Fundamentos da cinemática do ponto material (tratamento escalar e vetorial);
- Leis de Newton e suas aplicações;
- Trabalho e energia: sistemas conservativos e não-conservativos. Potência e rendimento;
- Teorema do impulso, quantidade de movimento e sua conservação;
- Gravitação universal;
- Estática de corpos extensos;
- Hidrostática.
B – Termofísica
- Termometria;
- Calorimetria e mudanças de fase;
- Dilatação de sólidos e líquidos;
- Propagação do calor;
- Comportamento térmico dos gases. Teoria cinética;
- 1ª e 2ª leis da Termodinâmica.
C – Óptica Geométrica
- Princípios básicos;
- Leis da reflexão e aplicações (espelhos planos e esféricos);
- Leis da refração e aplicações (dioptros, lentes e instrumentos).
Nível C: Estudantes da 3a série do Ensino Médio
Para os estudantes do 3a série o programa incluirá os tópicos do Nível B e também:D – Oscilações e Ondas
- Oscilador harmônico simples;
- Ondas periódicas: transversais e longitudinais;
- Propagação, reflexão e refração;
- Difração, interferência e polarização.
E – Eletricidade
- Carga elétrica e lei de Coulomb;
- Campo e potencial elétrico;
- Corrente e resistência elétrica, lei de Ohm;
- Trabalho e potência em corrente contínua;
- Geradores e receptores.
F – Magnetismo
- Fenômenos magnéticos;
- Lei de Ampère;
- Indução Eletromagnética.
G – Noções Básicas de Física Moderna e Contemporânea
- Relatividade Restrita;
- Modelo atômico de Bohr;
- Dualidade onda partícula;
- Física Nuclear-radiatividade;
- Fusão nuclear;
- Fissão nuclear.
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