Acessos em tempo real

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Aprenda conceitos de física com esportes.



Olá,
Já imaginou estudar física com aplicações em esportes? Isso é possível, a física faz parte do nosso dia a dia, a todo momento acontecem relações da física em nossa vida. O que acontece é que estamos tão acostumados com ela que nem percebemos ou paramos para pensar. Existe uma grande relação da física com os esportes basta, por exemplo, pensar nas leis de Newton, você sabe quais são?
Veja as três leis de Newton:
Lei I: Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.
Lei II: A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada.
Lei III: A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.
Você consegue encontrar exemplos dessas leis no esporte? Provavelmente sim. Esse é apenas um exemplo da relação da física com os esportes, muitos professores ensinam física usando exemplo de esportes. Além disso, muitos atletas precisam saber um pouco de física e relembrar o que aprenderam na escola para praticar o esporte e ficar cada vez melhor. 

Conceitos físicos podem ser aplicados no esporte

Assim como os que mostramos, existem muitos outros conceitos, o esporte mais famoso no Brasil, o futebol, se relaciona o tempo todo com a física. O jogador de futebol não vai pensar na física e nem fazer cálculos na hora de chutar uma bola, ele não pensa se o chute deve ser parabólico ou retilíneo. Mas o jogador sabe que dar um certo “efeito” na bola é ideal na cobrança de faltas, ou chutá-la e fazer com que ela se movimente sem giro é ideal para passes.
Tudo acontece de maneira mais instintiva, mas a física está presente, o filme “O homem que mudou o jogo” mostra um pouco disso, eles não usam muito bem a física, mas fazem cálculos para ganhar os jogos. No filme o treinador Billy Beane assume um risco ao contratar o matemático Peter Brand como seu assistente e aplicar um método matemático no esporte. Isso é possível também com a física, muitos conceitos podem ser aplicados no esporte.
Para que você consiga entender um pouco melhor do que estamos falando separamos alguns exercícios de física relacionado aos esportes, assim você vai conseguir entender o que estamos querendo dizer. Esses exercícios podem ser aplicados em vários esportes, como por exemplo, lançamento de dardos, corrida e outros.
Exercício 1 – Um carro faz uma viagem de São Paulo ao Rio. Os primeiros 250 km são percorridos com uma velocidade média de 100 km/h. Após uma parada de 30 minutos para um lanche, a viagem é retomada, e os 150 km restantes são percorridos com velocidade média de 75 km/h.
A velocidade média da viagem completa foi, em km/h:
a) 60
b) 70
c) 80
d) 90
e) 100
Resposta correta: c
Exercício 2 – (UFMS) Um corpo em queda livre sujeita-se à aceleração gravitacional g = 10 m/s2. Ele passa por um ponto A com velocidade 10 m/s e por um ponto B com velocidade de 50 m/s. A distância entre os pontos A e B é:
a) 100 m
b) 120 m
c) 140 m
d) 160 m
e) 240 m
Resposta correta: Pela equação de Torricelli, temos:
v2 = v02 + 2.g.Δs
502 = 102 + 2.10.Δs
2500 = 100 + 20Δs
Δs = 2500 – 100
             20
Δs = 2400
         20
Δs = 120 m
Alternativa B
Exercício 3 – Uma esfera de massa igual a 3 kg é solta do alto de um prédio, cuja altura é 40 m. Calcule a velocidade dessa esfera quando ela atinge o chão, considerando a aceleração da gravidade como 10 m/s2.
Resposta correta: Para encontrar a velocidade final, podemos utilizar a equação de Torricelli: v2 = v02 + 2.g.Δs.
Substituindo os dados, temos:
v2 = v02 + 2.g.Δs
v2 = 02 + 2.10.40
v2 = 800
v = 28,3 m/s
Conseguiu perceber como a física tem relação com os esportes? É muito fácil perceber essa ligação, agora faça esses e outros exercícios e pratique muito para não ter dúvidas em questões como essa.
Bons estudos!

Fonte : https://canaldoensino.com.br/blog/aprenda-conceitos-de-fisica-com-esportes

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário