Fantástico mostra detalhes da lesão que tirou Neymar da Copa
'Seria o equivalente, por exemplo, àquele jogador ter pulado de 2,5 metros, do primeiro andar de um prédio, de joelho nas costas do jogador', diz físico.
Com um modelo virtual do Neymar, o Fantástico mostra, no vídeo acima, o passo a passo da lesão que tirou o nosso craque da Copa. O Neymar tem 1m75 e 65 kg.
Quando recebeu o impacto do joelho do Zuñiga, o Neymar fraturou a terceira vértebra da lombar, chamada de L3.
Depois do rebote do escanteio, os dois jogadores partiram para a bola. Do começo da corrida até o impacto, o Neymar percorreu uma distância de 7,5 metros; o Zuñiga, percorreu 7,8 metros. A velocidade máxima do Neymar foi de 17,2 km/h; o Zuñiga, chegou a 25,8 km/h.
No instante do choque, Neymar parou para dominar a bola, mas Zuñiga saltou e o atropelou. Depois do impacto, o jogador colombiano ainda estava a 18 km/h. E Neymar foi lançado para o chão a uma velocidade de quase 8 km/h.
“Seria o equivalente, por exemplo, àquele jogador ter pulado de 2,5 metros, do primeiro andar de um prédio de joelho nas costas do jogador. Então é um estrago razoável, pode acontecer”, explica Geraldo Cernicchiaro, físico.
Depois da joelhada nas costas, a dor escancarada no rosto. O que Neymar viveu, o médico Ítalo Costa entende direitinho. “Eu me vi naquela cena realmente. É uma dor absurda. Você não consegue se mexer direito. Qualquer pequeno movimento lateral, parece que estão enviando uma faca no seu nervo”, relembra.
Há quatro meses, correndo, Ítalo tropeçou e caiu na borda de uma piscina. Fraturou a terceira vértebra da coluna lombar, exatamente a mesma lesão de Neymar. O tratamento foi cinta de proteção, cama, repouso.
Durante um mês, teve a companhia de um colete estabilizador de coluna, o mesmo indicado para o Neymar. Doutor Vinícius Benite, médico especializado em coluna, acompanhou a recuperação de Ítalo.
“Essa é uma região muito importante para praticamente todos os movimentos que a gente realiza no dia a dia, essa musculatura que sustenta a região mais de baixo da coluna, então, todos os movimentos, até uma inspiração profunda pode aumentar a dor”, diz Benite.
Depois de uma semana completamente imobilizado, na cama, a vida de Ítalo foi voltando ao normal. “Voltando ao normal, andando aos poucos, sentindo um pouco a dor, mas tudo normal”, conta Ítalo Benite.
Sessões de fisioterapia e 45 dias depois, futebol.
“Futebol com as amigos já, tranquilo”, conta Ítalo.
Fonte : http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/07/fantastico-mostra-detalhes-da-lesao-que-tirou-neymar-da-copa.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário