Este blog foi construído durante o curso de iniciação à Educação Digital com o objetivo de divulgar atividades didáticas de Física, Ciências da Natureza e Saberes e Investigação para o ensino médio, aproximando ainda mais o aluno da aprendizagem. Escola Estadual Presidente Tancredo Neves - Dom Silvério - MG
Acessos em tempo real
segunda-feira, 30 de dezembro de 2013
Minas tem educação dentro da média do País segundo dados do Pisa
Apenas quatro redes de ensino estaduais brasileiras têm resultados superiores à média geral do Brasil, de acordo com dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês) de 2012. A rede de São Paulo, o Estado mais rico do País, fica abaixo do Brasil na média das áreas avaliadas.
Os dados desagregados pelas redes de cada Estado são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que trabalha com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na realização do Pisa. A OCDE realiza a avaliação nos 34 países considerados de primeiro mundo e em outros convidados, como o Brasil.
Nesta última edição, o País ocupou 57.º lugar entre os 65 países participantes. O Brasil está entre os que mais cresceram em pontuação desde 2000, quando a prova foi criada, mas ainda não conseguiu sair das últimas posições. O índice geral leva em consideração as redes particular e pública. Quando separadas apenas as redes estaduais (que concentram 85% das matrículas do ensino médio, fase em que está a maioria dos alunos avaliados no Pisa), o cenário é mais preocupante.
Até a rede estadual mais bem colocada no Pisa, a de Santa Catarina, com 422 pontos, ainda fica a 75 pontos de distância da média dos países ricos. A pontuação equivale a quase dois anos de aprendizado.
Fonte :http://www.estadao.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário