Acessos em tempo real

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Calorimetria : Equilíbrio Térmico - Introdução.



Quando estudamos os conceitos sobre equilíbrio térmico de duas ou mais substâncias, vimos que se esses corpos de temperaturas diferentes são colocados em contato, após algum tempo eles atingem a mesma temperatura. A explicação para esse fenômeno foi proposta por muito tempo se baseando em um modelo chamado de calórico. Nesse modelo, dizia-se que todos os corpos eram possuidores, interiormente, do calórico, que era uma substância fluida e invisível e de peso desconsiderável.
Ainda nesse modelo, dizia-se que quanto maior fosse a temperatura do corpo, mais calórico ele possuía em seu interior. Portanto, quando dois corpos com temperaturas diferentes eram colocados em contato, ocorria a passagem de calórico do corpo mais quente para o corpo mais frio, acarretando uma diminuição na temperatura do primeiro e um aumento na temperatura do segundo corpo. Dessa forma, o fluxo de calórico só parava quando os corpos atingissem o equilíbrio térmico. A ideia de calórico não durou muito tempo, sendo logo substituída por outra teoria mais plausível, na qual o calor é considerado como uma forma de energia.
Hoje sabemos que Calor é a energia transferida espontaneamente de um corpo para outro, em virtude, unicamente, de uma diferença de temperatura entre eles. Sabemos também que quando colocamos dois corpos com temperaturas diferentes em contato, isolados termicamente do ambiente, após algum tempo nota-se que eles estão em equilíbrio térmico. Sendo assim, podemos concluir que houve transferência de energia do corpo mais “quente” para o corpo mais “frio”, até que ambos apresentassem a mesma temperatura.
A fim de estudar as trocas de calor entre dois ou mais corpos, principalmente quando um deles está no estado líquido, é conveniente ter um recipiente adequado, que permita obter, de forma direta ou indireta, o valor das quantidades de calor trocadas entre os corpos. A esse tipo de recipiente, que facilita o contato térmico entre os corpos e dificulta as trocas de energia térmica com o meio externo, damos o nome de calorímetro.
Sendo assim, geralmente podemos dizer que todo recipiente isolado termicamente do ambiente externo é um calorímetro. O calorímetro pode ser usado para a determinação do calor específico das substâncias. Geralmente despeja-se água no seu interior e, após um curto intervalo de tempo, estando o sistema em equilíbrio térmico, coloca-se um corpo que se quer estudar dentro da água, com temperatura inicial diferente do sistema água-calorímetro. A figura abaixo mostra um exemplo básico de um calorímetro.
Esquema de um calorímetro

Nenhum comentário:

Postar um comentário