Acessos em tempo real

domingo, 19 de maio de 2013

Dia 19 de Maio. Dia da Física.



Dia da Física, em 19 de maio: programação da SBF
Nesta quinta-feira, 19 de maio, institutos e departamentos de Física do país irão celebrar a data que impulsiona o ‘Ano Mundial da Física’ e promove a popularização da profissão


A Sociedade Brasileira de Física anuncia diversos eventos para este ano, decretado pela ONU como ‘Ano Mundial da Física’, em virtude do centenário das teorias revolucionárias de Albert Einstein.

Entre as atividades programadas, está o ‘Dia Nacional da Física’, que planeja envolver a comunidade científica do País em atividades de divulgação, bem como, promover ações para popularizar a profissão.

‘A gente está chamando atenção, não só para as teorias de Einstein, mas também para a Física Moderna como um todo, trabalhando suas relações com outras disciplinas e os seus aspectos culturais e humanísticos’ explica o coordenador do ‘Ano Mundial da Física’ no Brasil, Ildeu de Castro Moreira.

Para ter acesso a toda a programação e artigos relacionados ao tema, acesse http://www.sbfisica.org.br/amd.

‘Dia da Física’ na Bienal do Livro

O ‘Dia da Física’ também terá seu espaço na bienal do livro, realizada no Riocentro. Às 16h, no Café Universitário, será proferida palestra sobre as teorias de Albert Einstein e suas aplicações culturais, com o diretor do Depto. de Popularização e Difusão da Ciência do Ministério da C&T, físico Ildeu de Castro Moreira, também coordenador da Comissão criada pela SBF para organizar as atividades do ‘Ano Mundial da Física’.

Física para o Brasil

A data será uma oportunidade de divulgar o livro ‘Física para o Brasil – Pensando o Futuro’. A publicação aponta as diretrizes da física brasileira para os próximos 10 anos.

‘É uma descrição da condição atual, constando também proposições ao governo com medidas para melhorar a política científica do país’ destaca o presidente da SBF, Adalberto Fazzio.

A realização do Ano Mundial da Física foi proposta no Congresso Mundial de sociedades de Física, em 2000, em Berlim. Em 2002, a União Internacional de Física Pura e Aplicada adotou uma resolução nesta direção.

A 32º sessão da Conferência Geral da Unesco fez o mesmo em novembro de 2003. Em 2004, a ONU declarou 2005 como o Ano Internacional da Física.

A abertura do ‘Ano Mundial da Física’ no Brasil foi marcada pelo XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física (Snef), realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica do RJ (Cefet/RJ).

O Snef recebeu cerca de 2 mil pessoas e contou com a presença de oito convidados estrangeiros, entre eles, o físico-matemático, prêmio Nobel de química de 1998, Walter Kohn, e o diretor do Centro de Estudos sobre Einstein da Universidade de Boston, John Stachel.
(Assessoria de Comunicação da Sociedade Brasileira de Física)

Fonte : 
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=28170

Nenhum comentário:

Postar um comentário