Acessos em tempo real

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Energia Geotérmica - Uma realidade ainda distante.



Em algumas regiões da Terra é possível atingir elevadas temperaturas em profundidades relativamente rasas – algo em torno de 500 metros em relação à superfície. A energia térmica abundante nestes locais é transportada até usinas, onde é convertida em energia elétrica.
A idéia é simples:
Através de uma tubulação, feita de material bom condutor de calor, água é injetada em um poço. Ao longo do circuito hidráulico, o líquido, aquecido pelo calor liberado pela mãe Terra, é vaporizado e atinge temperatura de 200°C, em média. O vapor d’água quente e em alta pressão (abarrotado de energia térmica e energia de pressão) retorna à superfície e, através de uma tubulação apropriada, expande rapidamente e realiza trabalho – transferência de energia mecânica – sobre as pás de uma turbina que está conectada a um gerador que converte parte da energia cinética das pás em energia elétrica.
Infelizmente, a tecnologia para aproveitar a energia GEOTÉRMICA ainda necessita de maior desenvolvimento, pois o processo é caro e de baixa eficiência.
Segue a sequência fisiquesca…é linda:
1. Por condução e radiação a água é aquecida e vaporizada;
2. Por convecção o vapor transporta energia até às pás da turbina;
3. Termodinâmica na veia – o vapor expande e realiza trabalho sobre as pás;
4. Eletromagnetismo na veia – as leis de Faraday-Lenz explicam a conversão de energia cinética em elétrica.
Prof. Gabriel Neiva e Prof. Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário