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quarta-feira, 11 de maio de 2016

10 temas de física importantes para o vestibular

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A física é uma das matérias que mais assusta os alunos e, quando falamos de física no vestibular, o “frio na barriga” é ainda muito maior. Mas para dar aquela ajuda e não deixar que os alunos sofram ainda mais com essa matéria, vamos mostrar aqui 10 temas de física importantes para o vestibular, são aqueles temas que podem aparecer e que os alunos precisam estar com eles na “ponta da língua”.














1) Análise de circuitos elétricos – Essa é uma das matérias que mais caem em vestibular, principalmente em provas como o Enem. Provavelmente você já viu muito desenho de análise de circuito nessas provas e, por isso, precisa ficar muito atento. Os professores precisam revisar essa matéria para não deixar os alunos de fora, pois esse conceito de potência elétrica, energia consumida e seus custos estão sempre nos vestibulares. Não é complicado fazer a análise de circuitos elétricos e de medidores elétricos, mas é bom estudar bem esse tema.
2) Termodinâmica – A termodinâmica é o estudo da física que verifica os efeitos da mudança de temperatura, volume e pressão que estão empregados em sistemas físicos. Você verá pelo menos uma questão relacionada a transformação gasosa e a troca de calor entre sólido e líquido. Esse é um fenômeno que acontece constantemente na natureza e por ser tão comum, é cobrado em provas de vestibular.
3) Trabalho e energia – Essa matéria parece ser simples e bem fácil, mas não é bem assim e requer bastante estudo, pois os sistemas mecânicos com conceitos de energia e a conservação ou dissipação, são temas bem frequentes em vestibulares. Para que o aluno saia bem nessas questões, o professor deve ensinar sobre as transformações entre os diversos tipos de energia.
4) Força e campo elétrico e magnético – Essa é uma força bastante comum e importante na natureza, mas é claro que, como a maioria das forças, nós não percebemos.  Essa é uma matéria difícil de ensinar e até de entender, além disso muitos alunos não simpatizam com ela, mas é importante saber que esse tema é muito abordado em provas como o Enem.

5) Dinâmica – Trata dos movimentos retilíneo e curvilíneo e das três leis de Newton. As leis de Newton são matérias em que os alunos de física aprendem facilmente, mas quando precisam aplicá-las em questões com cálculos a coisa já complica. Existem muitas questões teóricas a respeito das leis de Newton e também problemas envolvendo forças, e nessas questões os princípios da dinâmica devem ser aplicados. Como professor de física você precisa ensinar questões relacionadas a cinemática dos problemas, além das leis de Newton aplicadas.
6) Estudo das ondas – Muitas vezes aparecem questões com ênfase na equação fundamental da ondulatória, algumas são perguntas teóricas principalmente referente as classificações e elementos da onda, mas também é comum aparecer questões que envolvem cálculos e é nessa parte que os alunos precisam ficar atentos. É necessário ter conhecimento da equação fundamental.
7) Calor e fenômenos térmicos – Questões como leis da termodinâmica, trocas de calor, dilatação e contração térmica, são questões bem comuns nos vestibulares atuais. Os alunos precisam ficar atentos nessa matéria e conhecer bastante sobre o calor e fenômenos térmicos.
8) Movimentos de cargas – Os movimentos de carga, tanto nos campos elétricos como nos magnéticos, são bem comuns nas provas de vestibular. O magnetismo é cobrado em problemas envolvendo atração e a repulsão de ímãs. Você como professor precisa recordar com os alunos a lei de Lenz que tem relação com o movimento de cargas eletromagnéticas e magnéticas.
9) Acústica – Essa é uma matéria bem tranquila, na qual geralmente as questões teóricas relacionadas a esse tema abordam as qualidades fisiológicas do som, fenômenos de reflexão e efeito Doppler. Também é muito comum encontrar perguntas com problemas de cinemática (eco) e a equação fundamental da ondulatória que já citamos mais acima.
10)Hidrostática – Por último e não menos importante, a hidrostática é um dos temas que necessitam de um bom conhecimento na área. Geralmente tem perguntas pedindo o conceito de densidade, massa específica, pressão exercida por forças, entre outras como o conceito de empuxo.
Esses são os principais temas de física que podem cair em provas de vestibular e no Enem, fique ligado e ajude seus alunos a estudar essas matérias e a ter cada um desses temas na ponta do lápis.

Fonte : http://canaldoensino.com.br/blog/10-temas-de-fisica-importantes-para-o-vestibular

sábado, 7 de maio de 2016

Cientistas geram energia usando tomates que iriam parar no lixo.

A partir das milhares de toneladas de tomates descartadas todos os anos, é possível gerar energia suficiente para o abastecimento de grandes complexos por alguns meses.

Através da decomposição de bactérias e oxidação dos resíduos do tomate, é possível obter uma nova fonte de energia elétrica. Pelo menos é o que garante um grupo de cientistas do estado da Flórida, nos Estados Unidos. A partir de uma série de pesquisas realizadas com tomates danificados, a equipe identificou que, através do fruto, a geração de energia pode ser realizada.
De acordo com informações oficiais do governo, todos os anos cerca de 400 mil toneladas de tomates são descartadas no estado por não estarem adequados aos padrões de qualidade do comércio. Em seguida, esses frutos são direcionados para aterros sanitários, onde são despejados, e contribuem para a liberação do gás metano e, consequentemente, para os avanços do efeito estufa.
Conforme apurou o grupo de pesquisadores, a nova solução pode ser observada quando a oxidação das bactérias aeróbicas ocorre, fazendo com que os resíduos do tomate sejam processados, dando início à geração de corrente elétrica.

Cientistas querem avançar os estudos

A pesquisa veio a público no fim do mês de março, quando foi apresentada em encontro promovido pela internacionalmente respeitada sociedade American Chemical Society (ACS), onde recebeu o reconhecimento por sua eficiência.
“Queríamos encontrar uma maneira de tratar estes resíduos que, quando despejado em aterros, podem produzir metano – um gás de estufa poderoso – e quando despejado em corpos d’água, podem criar grandes problemas de tratamento de água”, disse Venkataramana Gadhamshetty, coordenador do projeto, durante o evento.
Segundo os cientistas, são necessários apenas 10 miligramas de tomate para geração de 0,3 watts de eletricidade. Para se ter uma ideia, em proporções maiores, as mesmas 400 mil toneladas de tomate desperdiçadas todos anos na Flórida concentram energia suficiente para abastecimento do complexo da Disney World por até três meses.
Ainda de acordo com a equipe, o pigmento de licopeno no tomate é um excelente catalisador para geração de energia, e agora o projeto se concentra em maximizar o potencial desta “matéria prima elétrica” para melhor proveito da nova fonte sustentável.
Fonte : http://www.pensamentoverde.com.br/ecoideias/cientistas-geram-energia-usando-tomates-que-iriam-parar-no-lixo/?utm_source=facebook.com&utm_medium=timeline&utm_campaign=pensamentoverde&utm_content=cientistasgeramenergiausandotomates

quarta-feira, 4 de maio de 2016

FÍSICA: CONCEITOS E EXERCÍCIOS DE FÍSICA TÉRMICA

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confira este excelente material :
https://segrev.files.wordpress.com/2011/04/termologia1.pdf

VULCÃO DO EQUADOR ROUBA RECORDE DO EVEREST: MEDIÇÃO POR GPS INDICA O PONTO MAIS DISTANTE DO CENTRO DA TERRA


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Uma terceira missão geodésica francesa cumpre seu périplo pelas Terras do Equador. Assim era conhecido o Equador no século XVIII, aonde chegaram os cientistas da primeira missão geodésica que ajudou a determinar a forma achatada do globo terrestre.
Agora que se completam 280 anos do trabalho dos franceses Charles-Marie de La Condamine, Louis Godin e Paul Bouguer , junto com os espanhóis Jorge Juan e Antonio de Ulloa, que foram enviados pelo rei Felipe V, seus herdeiros científicos se propuseram a medir, com precisão de centímetros, o ponto mais distante do centro da Terra.
O vulcão Chimborazo, de 6.268 metros de altitude se encontra a 6.384 quilômetros de distância do centro terrestre, dois quilômetros a mais que o topo do mundo, o Everest, por causa da diferença no diâmetro do planeta em latitudes diferentes.
"Pela herança que [os primeiros cientistas] nos deixaram, sabemos que os pontos que ficam perto da linha equatorial estão mais afastados do centro da Terra, mas faltava um valor, medir a maior distância a partir do centro”, explica Jean Mathieu Nocquet, do Instituto para a Pesquisa e o Desenvolvimento (IRD), da França.
Com esse objetivo em mente, um grupo de expedicionários franceses e equatorianos escalou em fevereiro o vulcão Chimborazo, a montanha mais alta do Equador, e instalou no topo um sistema de posicionamento global (GPS) de alta precisão, que, com a ajuda de uma antena de 60 centímetros, recebe o sinal de 15 satélites de diferentes países.
“Para obter dados precisos, deixamos o GPS durante duas horas, e depois processamos a informação armazenada nesse intervalo”, explica Mathiew Perrault, do Instituto Geofísico (IG).
Os resultados dessa medição acabam de ser divulgados, concluindo que o cume do vulcão está a 6.384.415,98 metros do centro da Terra. O novo cálculo confirma que o Chimborazo é o ponto mais distante do centro da Terra, e portanto mais próximo do Sol, superando em 40 metros nesse ranking o topo do monte Huascarán, no Peru, que seria o segundo ponto mais afastado do centro terrestre.
O uso do GPS, que tem uma margem de erro de 10 centímetros, já havia dado em 2001 três metros adicionais à montanha mais alta da Europa, o Mont Blanc, cuja altitude sobre o nível médio do mar passou de 4.807 para 4.810,4 metros, segundo esse sistema. O Everest, no Nepal, também foi medido com o sistema GPS. Oficialmente, tem 8.848 metros sobre o nível do mar, mas, segundo esse outro processo, é um pouco mais baixo, 8.846,4 metros.
Apesar de ser a montanha mais alta da superfície terrestre, o Everest está dois quilômetros abaixo do Chimborazo quando a medição parte do centro do planeta. A Terra, um globo achatado, tem um raio maior no Equador do que nos polos, o que joga a favor do Chimborazo em sua disputa honorífica com o Everest.
Fonte : http://www.labgis.uerj.br/

domingo, 1 de maio de 2016

Questão POLÊMICA de Física no simulado do ENEM de ontem !!!

A QUESTÃO 60 é uma questão de Cinemática e notoriamente, como é o usual em todas as questões do ENEM, está  “contextualizada”. Em itálico apresento o enunciado da questão

 Para melhorar a mobilidade urbana na rede metroviária é necessário minimizar o tempo entre estações. Para isso a administração do metrô de uma grande cidade adotou o seguinte procedimento entre duas estações: a locomotiva parte do repouso com aceleração constante por um terço do tempo de percurso, mantém a velocidade constante por outro terço e reduz sua velocidade com desaceleração constante no trecho final, até parar.

 Qual é o gráfico de posição (eixo vertical) em função do tempo (eixo horizontal) que representa o movimento desse trem?

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A resposta dada como correta no gabarito oficial é a resposta C (a última da coluna da esquerda acima).Entretanto o gráfico da posição em função do tempo está notoriamente INCONSISTENTE com o enunciado.

A locomotiva parte do repouso, atingindo uma certa velocidade e depois, partindo desta velocidade, retorna ao repouso. Então no primeiro e  no terceiro e último intervalo de tempo, dado que a aceleração é constante, ela deve ser idêntica em módulo em ambos os intervalos pois a variação da velocidade da velocidade da locomotiva é a mesma em módulo. 

Portanto, como é fácil de demonstrar,  a variação da posição no primeiro e no terceiro intervalo de tempo deve ser A MESMA.

Entretanto o gráfico indica no terceiro intervalo de tempo uma variação de posição muito menor do que no primeiro intervalo de tempo. Adicionalmente o gráfico mostra que a posição é constante, e portanto a velocidade é nula, muito antes do final do terceiro intervalo de tempo.

Desta forma o gráfico expressa indubitavelmente que no terceiro intervalo de tempo a aceleração NÃO é constante, atingindo valores muito maiores do que no primeiro intervalo de tempo. Já que no ENEM se enfatiza a “contextualização” deve-se  notar que, se o metrô sofre no primeiro intervalo de tempo uma aceleração compatível com as acelerações preconizadas para o transporte de passageiros, a última etapa da viagem é um verdadeiro desastre dada a grande aceleração.

Desta forma a QUESTÃO 60 deveria ter sido anulada pois não apresenta resposta correta.

Fonte : https://www.facebook.com/fernando.langdasilveira