Acessos em tempo real

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Energia Geotérmica - Uma realidade ainda distante.



Em algumas regiões da Terra é possível atingir elevadas temperaturas em profundidades relativamente rasas – algo em torno de 500 metros em relação à superfície. A energia térmica abundante nestes locais é transportada até usinas, onde é convertida em energia elétrica.
A idéia é simples:
Através de uma tubulação, feita de material bom condutor de calor, água é injetada em um poço. Ao longo do circuito hidráulico, o líquido, aquecido pelo calor liberado pela mãe Terra, é vaporizado e atinge temperatura de 200°C, em média. O vapor d’água quente e em alta pressão (abarrotado de energia térmica e energia de pressão) retorna à superfície e, através de uma tubulação apropriada, expande rapidamente e realiza trabalho – transferência de energia mecânica – sobre as pás de uma turbina que está conectada a um gerador que converte parte da energia cinética das pás em energia elétrica.
Infelizmente, a tecnologia para aproveitar a energia GEOTÉRMICA ainda necessita de maior desenvolvimento, pois o processo é caro e de baixa eficiência.
Segue a sequência fisiquesca…é linda:
1. Por condução e radiação a água é aquecida e vaporizada;
2. Por convecção o vapor transporta energia até às pás da turbina;
3. Termodinâmica na veia – o vapor expande e realiza trabalho sobre as pás;
4. Eletromagnetismo na veia – as leis de Faraday-Lenz explicam a conversão de energia cinética em elétrica.
Prof. Gabriel Neiva e Prof. Neto

terça-feira, 2 de abril de 2013

Levitação : aquecedor por indução.

           Com um pouco de energia eléctrica e de arame, pode derreter um pedaço de metal com um campo magnético, e suspendê-lo no meio de ar de modo que parece frio durante o processo.
           A instalação é mais simples do que você provavelmente imaginou, como ele usa aquecimento por indução para derreter o pedaço de metal sem ter que usar uma viseira com um maçarico. O metal fica suspenso no meio de um campo magnético . Se torcer o fio na bobina, a sonda irá concentrar o campo magnético na direcção do centro do invólucro. 
            Este método, como Ciência vida baseada lembra , é a forma básica na qual eletroímãs são criados. Se você atirar algum metal dentro que bobina, o metal ajuda a gerar uma corrente elétrica dentro do campo. 
            Uma corrente elétrica está saltando em torno da bobina graças ao objeto de metal, dentro do campo magnético. Eventualmente, a eletricidade é gerada no interior do objeto de metal, o que por sua vez gera mais calor do que o metal pode suportar. Surpreendentemente, o metal realmente se funde enquanto está suspenso na bobina, mas o campo magnético mantém coeso.        Quando a corrente elétrica que passa através da bobina é desligada, o metal imediatamente cai fora do campo.
Dados : peso do alumínio : 2,6g;  Potencia aplicada : 1,6kw;  Frequência : 204khz;  Temperatura : 1200°C.