Acessos em tempo real

quinta-feira, 12 de julho de 2012

1° Lei de Ohm - Exercícios


1) Determine a ddp que deve ser aplicada a um resistor de resistência 6 Ω  para ser atravessado por uma corrente elétrica de 2A.
Leis de Ohm Ex 1
2) Um chuveiro elétrico é submetido a uma ddp de 220V, sendo percorrido por uma corrente elétrica de 10A. Qual é a resistência elétrica do chuveiro?
3) Nos extremos de um resistor de 200 Ω, aplica-se uma ddp de 24V. Qual a corrente elétrica que percorre o resistor?
Leis de Ohm Ex 3
4) Uma lâmpada incandescente é submetida a uma ddp de 110V, sendo percorrida por uma corrente elétrica de 5,5A. Qual é, nessas condições, o valor da resistência elétrica do filamento da lâmpada.
5) Um resistor ôhmico, quando submetido a uma ddp de 20V, é percorrido por uma corrente elétrica de 4 A. Para que o resistor seja percorrido por uma corrente elétrica de 3A, que ddp deve ser aplicada a ele?
 Leis de Ohm Ex 5
6) A curva característica de um resistor ôhmico é dada acima. Determine sua resistência elétrica R
7) A curva característica de um resistor ôhmico é dada acima. Determine sua resistência elétrica R e o valor de i2.
Leis de Ohm exercicio 7
8) Observe os circuitos acima. Em qual deles a lâmpada brilhará mais?
Leis de Ohm exercicio 8 -1Leis de Ohm exercicio 8 - 2
Observe os dois circuitos acima. As baterias fornecem a mesma voltagem e as lâmpadas são iguais. Por que a lâmpada da direita brilha mais?
9) (ITA-1973) Se as relações entre a corrente I e a diferença de potencial V para dois elementos de circuito podem ser representados pelos gráficos abaixo:
Leis de Ohm exercicio 9

Podemos afirmar que:
a) ambos os elementos obedecem à lei de Ohm.
b) a resistividade para ambos os elementos é constante.
c) quanto maior o ângulo θ, menor é a resistência R do elemento linear.
d) nenhum dos elementos de circuito é considerado estritamente linear.
e) a resistência R do elemento de circuito linear é proporcional à tangente do ângulo θ


segunda-feira, 9 de julho de 2012

Saiba quem é o senhor Peter Higgs !!.

" Nunca pensei viver este momento", Peter Higgs.

4 de Julho, 2012
Peter Higgs, o cientista britânico que deu o nome ao «bóson de Higgs» e que em 1964 publicou a teoria da existência da partícula subatômica que confere massa, disse estar «deliciado» com a provável confirmação hoje da teoria.
«Nunca esperei que isto acontecesse enquanto eu fosse vivo, e vou pedir à minha família que ponha champanhe na geladeira», disse o cientista, de 83 anos, numa declaração à imprensa.
Higgs vive em Edimburgo, a capital da Escócia, mas esteve hoje presente em Genebra, quando a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN, na sigla francesa) anunciou a descoberta de uma partícula subatômica «consistente» com o bóson que tem o nome do cientista.
«É uma coisa incrível, que isto aconteça enquanto eu sou vivo», disse Higgs, que recebeu uma ovação de pé quando chegou ao auditório do CERN.
Higgs sentou-se, no auditório, ao lado do físico belga Francois Englert, de 79 anos, que contribui também de forma separada para a teoria.
«Só quero dizer que os meus pensamentos vão para Robert Brout», disse Englert, em lágrimas, que louvou o terceiro cientista pioneiro, que morreu em 2011, sem ver provada a teoria.
Depois de quase meio século de investigação, e dezenas de milhar de milhões de euros investidos, os cientistas acreditam ter descoberto agora o bóson, considerado um passo essencial na explicação do nascimento do universo e de toda a natureza.
A Alemanha, o país que mais investiu no processo de descoberta da partícula, já saudou a descoberta, que Berlim considerou como histórica.
«A busca pelo bóson de Higgs durou quase 50 anos, mais é possível que tenha sido atingido. A persistência e a curiosidade dos investigadores foram recompensadas. Felicito as equipes por esta descoberta sensacional», disse em comunicado Annette Schavan, ministra alemã na investigação científica.
A descoberta da partícula permitiu também aos cientistas respirarem de alívio, uma vez que confirma a teoria que identifica os blocos constitutivos da matéria.
«O bóson de Higgs tinha sido antecipado há mais de quatro décadas e, se não existisse, os teóricos de todo o mundo teriam de voltar ao início, em desespero», disse Anthony Thomas, da universidade australiana de Adelaide, citado pela agência noticiosa France Presse.
O bóson de Higgs combina duas forças da natureza e mostra que são, de fato, aspectos diferentes de uma mesma força maior, sendo que esta partícula é a responsável pela existência de massa nas partículas elementares.
Fonte : www.sol.sapo.pt